
- PROJETOS
- 2 Comentários
Do lixo ao luxo é um projeto que inicia e introduz pessoas no universo das artes plásticas. Sem formar ‘artistas profissionais’, usa o potencial transformador da arte na descoberta de novos horizontes, reciclando materiais e conhecimentos. Estimula com o prazer valores como autoestima, disciplina e o trabalho criativo na melhoria da qualidade de vida.
Do lixo ao luxo é um processo de aprendizagem prática e teórica. Enquanto exerce sua sensibilidade/criatividade/habilidade, o oficineiro obtém informações sobre a história da arte (arte rupestre, antiguidade, idade média, renascentismo, modernismo, contemporâneo…); escolas (gótico, barroco, impressionismo, romantismo, expressionismo, surrealismo, dadaísmo, cubismo…); grandes mestres (Leonardo da Vinci, Michael Ângelo, Aleijadinho, Van Gogh, Salvador Dali, Monet, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Volpi, Marcel Du Champ, Athos Bulcão, Jorge Eschriqui…); formas de expressão (pintura, escultura, arquitetura, objetos, instalação, design, compuarte…).
Do lixo ao luxo transmite orientações objetivas sobre a aplicabilidade prática desse aprendizado. Ensina que o importante na execução da obra não são tintas importadas, mas a utilização dos materiais que estejam à mão. Demonstra que arte, ciência e filosofia andam juntas, para darem respostas ao seu tempo e lugar. Ensina técnica mista de pintura e colagem sobre madeira, sem criar barreiras à criatividade. Valoriza a expressividade e o esforço humano contido nos materiais reutilizados na criação de novas obras.
Do lixo ao luxo trás em si a vontade implícita de transformar o que não tem valor aparente, em algo surpreendentemente, valioso…
Objetivos
- Envolver interessados num processo artístico e cultural sustentável, mostrando, na prática, o prazer, a riqueza e a dignidade que esse trabalho proporciona;
- Contribuir para o autoconhecimento, o reconhecimento do meio em que vivemos e a descoberta de meios para transformar a própria realidade;
- Incentivar o talento, criatividade, disciplina, perseverança e amor, como elementos preponderantes ao sucesso de qualquer atividade humana;
- Difundir a história da arte com informações privilegiadas desse saber universal. De forma acessível e bem humorada discerne sobre: o que levou Leonardo da Vinci a retratar Mona Lisa; o que a Anita Malfatti quis dizer sobre o Brasil, nos seus quadros, precursores do modernismo brasileiro; como Athos Bulcão contribuiu para tornar Brasília patrimônio cultural da humanidade; etc.
- Tornar os oficineiros multiplicadores desses conhecimentos;
- Produzir obras artísticas comercialmente viáveis, valendo-se da técnica mista de pintura e colagem sobre madeira;
- Realizar exposições e leilões das obras produzidas na oficina Do lixo ao luxo.
Justificativa
Se valer a máxima “a ocasião faz o ladrão”, vale também afirmar que a ocasião faz o artista. É uma questão de oportunidade. Possibilitar esse aprendizado a pessoas interessadas é oportunidade rara. O baixo custo do investimento retorna acrescido de surpreendente valor inestimável…
Histórico
O projeto Do lixo ao luxo foi executado pela primeira vez em 2004, na Assistência Social Casa Azul, em Samambaia/DF, com PATROCÍNIO da Fundação Banco do Brasil – FBB. Foi retomado em 2012, no Centro de Criatividade Infanto-juvenil – Colégio CCI. Nos encontros na cobertura do colégio, às terças e quintas, das 14 às 18h, são elaborados quadros com pintura e colagem sobre madeira, transformando coisas sem valor aparente em obras surpreendentes e valiosas.
Estudantes, pais, professores, servidores, comunidade e a mídia do Distrito Federal tem acesso facilitado às aulas e ao acervo Do Lixo ao Luxo. As obras são expostas e leiloadas. Para participar o único critério é ‘estar a fim’ de se expressar por meio das artes plásticas. Venha testar sua arte, reconhecer e desenvolver seu talento. Participe!!!
Propostas
Você gostaria de ter a oficina de artes plásticas na sua escola, empresa, ONG ou instituição? Faça-nos o CONVITE que nós lhe fazemos a PROPOSTA…
2 % Comentários
Gostaria de fazer uma oficina de artes plástica para comemorar o aniversário de 4 anos do meu filho. A ideia coaduna com a proposta do projeto do lixo ao luxo. Gostaria de fazer essa oficina para conscientizar meu filho e mais 20 amiguinhos dessa faixa etária sobre como criar a partir de coisas do dia a dia. Amei a proposta. Vocês poderiam fazer uma proposta de oficina num aniversário. Seria uma tarde de sábado , no dia 20 de junho.
oi tudo bem? Me amarrei em seu projeto Do Lixo ao Luxo. Gostaria de saber se há algum projeto como esse que funciona de manhã ou à noite e onde fica? Quero participar mas trabalho das 13-19h.
Abraço e Parabéns pelo projeto.